9 de outubro de 2011

SCAF decreta toque de recolher no Cairo: Revolução?

Do UOL



As autoridades egípcias decretaram neste domingo à noite um toque de recolher no centro do Cairo, após 23 pessoas terem morrido durante enfrentamentos entre manifestantes cristãos (coptas) e forças de segurança, anunciou a televisão pública."Toque de recolher das 02h00 da manhã às 07H00 (00H00 às 05h00 GMT) no setor de Maspero até a praça Abasiya", disse a emissora.

Os confrontos começaram na Maspero, em frente à sede da televisão estatal, no centro da cidade. A praça Abasiya, mais a leste, fica perto da principal catedral copta do Cairo.

O confronto deixou 23 mortos e 174 feridos, de acordo com o último relatório do Ministério da Saúde, citado pela TV, que não precisou quantos dos mortos eram manifestantes e quantos eram militares.

O balanço anterior era de 19 mortos, incluindo 16 manifestantes e três soldados.

Os coptas respondem por 6 a 10% da população egípcia e protestaram contra a queima de uma igreja na província de Aswan, no Alto Egito (sul).

#ForaMicarla: Coincidência ou pintamos um alvo sobre nós?

Algumas coisas que acontecem são pura coincidência.  Mas quando uma série de coincidências acontece muito perto, a gente pode desconfiar.
Eu desconfio por natureza.  E nessa desconfiança três fatos ocorridos esta semana chamaram a atenção.
Todos sabem que realizamos na última quinta-feira (06.10) o debate sobre Corrupção e controle social, na livraria Siciliano do Midway Mall.  Participaram do bate-papo, que reuniu mais de 50 pessoas e teve transmissão pela twitcam, o promotor do patrimônio público Emanuel Dayan, o chefe do escritório da Controladoria Geral da União, Moacir Oliveira, e o cientista político e professor da UFRN, Antônio Spinelli.

#OWS por @jchernandezjazz: Protestos nos EUA, blackout na mídia

O blogueiro e fotógrafo Juan Carlos Hernandez tem publicado belas fotos do #OccupyWallStreet.  Protestos que já se espalham por cerca de mil cidades norte-americanas e que sofrem um blackout midiático, que inclusive já chegou ao ponto do bloqueio de e-mails com conteúdos associados ao movimento.  As fotos da revolução em curso são significativas como algumas que seguem:



















Segundo pesquisas, Cristina Kirchner será reeleita

Segundo informado pela Reuters, a presidente argentina Cristina Kirchner deve ser reeleita daqui a duas semanas.   O apoio a Kirchner está agora em 53,2 por cento, segundo a mais recente pesquisa mensal da empresa local de sondagem Management & Fit. Isso a coloca mais de 40 pontos à frente do rival mais próximo, o governador socialista da província de Santa Fé Hermes Binner.

Já na pesquisa Poliarquia, feita para o jornal La Nación, ela tem apoio de 49,3 por cento, mas uma votação projetada entre 52 por cento e 55 por cento considerando os eleitores ainda indecisos.

Binner tem um apoio de 12,4 por cento, acima dos 11,6 por cento do mês passado, e consolida sua posição como rival mais próximo de Kirchner, mostrou a pesquisa da Management & Fit.

A mulher que enfureceu a mídia


Por Eduardo Guimarães

Do Blog da Cidadania

Uma improvável “pesquisa de opinião” deste blog revelou um fato que não chega a ser surpreendente: não se encontra alma viva que não tenha tomado conhecimento da polêmica em torno da propaganda de lingerie da Hope na qual a “top model” Gisele Bündchen insinua oferta de sexo a um homem de forma a “compensá-lo” por bater seu “carro” e “estourar” o limite de seu cartão de crédito.

Além da enorme repercussão do caso, a veiculação de tal propaganda aumentou exponencialmente – tanto na tevê aberta quando na tevê por assinatura – depois que a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a mineira de Lavras Iriny Lopes, oficializou ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) um pedido de suspensão daquela peça publicitária, agindo em resposta a queixas que a Secretaria recebeu.

A Globo, a Veja e o remédio que sumiu



Por Juliana Sada
No Escrevinhador

Como outros telejornais, o “Jornal Nacional” deu destaque nesta semana à resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proibiu três medicamentos emagrecedores que possuíam anfetamina. A diferença, na cobertura da Globo, foi trazer uma (meia) informação a mais: a alta procura por remédios emagrecedores estava causando problemas aos diabéticos. Tratava-se do caso específico do Victozia. Vendido sem receita e utilizado para controle da diabetes, o Victozia começou a ser muito procurado como emagrecedor, fazendo com que o remédio sumisse do mercado.

Vídeo em homenagem aos 44 anos do assassinato de Che

Por inoperância do governo do Estado, aeroporto de Natal não tem delegacia



Imagine que você está no aeroporto para embarcar.  De repente, na fila do check-in, percebe que teve seu documento de identidade furtado.  Ele é fundamental para que você possa viajar.  Por isso, você procura a delegacia do aeroporto para registrar um Boletim de Ocorrência e, desse modo, tentar embarcar.  Se você estiver em Natal, perderá seu vôo.  O Aeroporto Augusto Severo não possui posto policial e a delegacia mais próxima dista 15 km.
A informação foi repassada pelo companheiro @rodrigo_politic que enfrentou problema semelhante recentemente no aeroporto.  Rodrigo ficou sabendo que havia tido seu cartão de crédito clonado no aeroporto, pronto para viajar. Para se prevenir, tentou registrar um BO antes de viajar.  Não há delegacia no aeroporto.
O pior foi a resposta enviada pela Infraero ao seu questionamento sobre o fato:
Esclarecemos a Vossa Senhoria, que a decisão de implantar uma delegacia no aeroporto compete ao Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública. Informamos, ainda, que existem gestões junto ao Governo local para termos a delegacia instalada neste aeroporto, fato que ainda não conseguimos
Ou seja, a Infraero reconhece a necessidade de termos uma delegacia no aeroporto, no entanto admite a incapacidade de convencer o governo do estado a esse respeito. O que será que o governo do estado teria a dizer acerca de sua inoperância?

#BlogueiroAssassinadonoRN: Quase quatro meses após crime, polícia se aproxima dos mandantes



Tendo como principal suspeito de ser mandante o prefeito da cidade de Serra do Mel, Josivan Bibiano (do PSDB), o inquérito que investiga o assassinato do blogueiro e líder petista Ednaldo Figueira está na segunda fase.
A primeira parte da investigação chegou ao grupo executor de Ednaldo na noite de 15 de junho passado.  A expectativa da polícia é apontar os mandantes na segunda etapa de investigações, comandadas pelo delegado Odilon Teodósio, que já afirmou sua convicção de que o crime teve motivações políticas.
Bibiano foi eleito prefeito em 2004, tendo sido reeleito em 2008.  Está, portanto, concluindo seu segundo mandato à frente da prefeitura de Serra do Mel.
Ednaldo havia publicado no blog uma enquete perguntando à população se era possível acreditar na prestação de contas da prefeitura.
Na manhã do dia 15 de junho recebeu ligações anônimas com ameaças devido à enquete, que foi prontamente retirada do site.  À noite foi assassinado.

Tirem o crucifixo do STF. O Cristo Redentor pode ficar

Por Leonardo Sakamoto
No Blog do Sakamoto

O Cristo Redentor completa 80 anos na próxima quarta (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida.

Poucas pessoas que visitaram o monumento não ficam maravilhadas com a vista, lá de cima, do Morro do Corcovado, de uma das mais belas cidades do planeta. O que não impede, contudo, de muitos terem achado um tremendo exagero a eleição da estátua como uma das sete novas maravilhas do mundo – concurso realizado por uma fundação suíça, que também elegeu o Taj Mahal (!), o Coliseu (!!) e Machu Picchu (!!!), entre outros monumentos históricos. Perceberam a desproporcionalidade histórica e a paulada no significado da palavra “maravilha”?

PCC: Polícia potiguar continua negando presença de organização



Vários indícios expostos nos mais recentes acontecimentos policiais do RN deixam clara a presença de poderosas organizações criminosas no estado.  Menos para as autoridades, como mostra a matéria do UOL que publico abaixo:


PCC ganha força no Nordeste com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

A explosão da violência do Nordeste nos últimos anos é marcada por um fenômeno recente, mas que se tornou um dos maiores desafios para a segurança pública: as organizações criminosas do Sudeste que montaram “filiais” do crime na região. Primeiro, a maior preocupação era com o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro. Hoje o problema responde basicamente por três letras: PCC (Primeiro Comando da Capital), de São Paulo.

Investigações das polícias estaduais e da Polícia Federal indicam uma atuação marcante do grupo paulista, já apontado como responsável pela distribuição de boa parte da droga que chega à região e da lavagem de dinheiro. Sete Estados do Nordeste prenderam, este ano, integrantes do PCC. Apenas no Piauí e no Rio Grande do Norte não houve registros --coincidentemente os dois Estados com a menor e a terceira menor taxa de homicídios do Nordeste, respectivamente.

Por serem mais pobres e de estruturas policial e judicial precárias, os Estados nordestinos passaram a viver estatísticas ainda piores que as encontradas no Rio de Janeiro e em São Paulo nos anos 90.

Para especialistas, com o “aperto” policial no Rio e em São Paulo --que dominavam o ranking de violência--, os grupos criminosos subiram no mapa nacional e ramificaram a atuação onde o aparelho estatal se aparentava mais frágil. Hoje, o Nordeste tem a maior taxa de homicídios entre as cinco regiões do país.

Entre 1998 e 2008, segundo dados do Mapa da Violência, do Ministério da Justiça, o Nordeste viveu aumento de 78% na taxa homicídios para cada 100 mil habitantes, que saltou de 18,5 para 32,1. O país fechou 2008 com média de 24. Nesse período se multiplicaram casos de investigações que apontaram atuações de grupos criminosos de outras regiões no Nordeste.

Última parada do Che, cidade bolivana lembra 44 anos da morte do revolucionário




No aniversário de 44 anos de seu assassinato no humilde povoado boliviano de La Higuera, o mítico revolucionário argentino Ernesto Che Guevara está cada vez mais presente. Sua vida, ação e obra, são lembradas por centenas de pessoas que viajam todos os anos até esta região oriental boliviana para percorrer lugares históricos, como a réplica da escola onde ele foi morto, em 9 de outubro de 1967.

@miguelnicolelis a um passo da prótese inteligente


Na IstoÉ


Por 22 anos, o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, diretor do laboratório de Neuroengenharia da Duke University, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, dedicou-se a achar um meio de fazer o cérebro e as máquinas trocar informações em tempo real. Em 2008, ele marcou seu primeiro gol mostrando ao mundo que era possível mover um robô apenas com a força do pensamento. Na época, apresentou um sistema capaz de transformar os impulsos elétricos emitidos pelo cérebro de uma fêmea do macaco rhesus em comandos digitais. Enviados pela internet ao Japão, os sinais fizeram um robô andar.

O humor do coronel




Por Rosane Pavam

Na Carta Capital

Rafinha bastos alcançou a unanimidade. Depois de proferir na bancada de Custe o Que Custar, dia 19, uma sequência de palavras sobre a gravidez da cantora Wanessa Camargo, “Eu comeria ela e o bebê, não tô nem aí”, todos já sabem que um dos mais destacados integrantes do programa televisivo não é um comediante. Ele exercitaria, em lugar disso, a grosseria simples ou, por muita consideração, um humor bunga-bunga, inspirado no temperamento dos sultões. Talvez, ainda, para inseri-lo na história brasileira, agiria como um latifundiário diante do martírio sexual das escravas negras. E como alguém riria disso, a não ser os próprios coronéis e seus simpatizantes?

Governo exclui Oi de negociação por satélite





A Oi está, no momento, fora do projeto de lançamento do satélite de comunicações do governo brasileiro. Em seu lugar entra a estatal Telebrás, que vai usar o satélite para oferecer infraestrutura de acesso à internet em banda larga nos municípios não atingidos por fibras ópticas.
No ano passado, o ex-presidente Lula havia autorizado o Ministério da Defesa a estudar uma parceria com a Oi para um satélite nacional comercial e militar. 

O direito de punir

Por Jânio de Freitas

Nenhuma das duas explicações disponíveis torna aceitável, eticamente, a decisão do Supremo Tribunal Federal de retirar de sua agenda a decisão sobre o atual poder do Conselho Nacional de Justiça de investigar e de punir juízes. E não só de revisar as investigações e conclusões das respectivas corregedorias locais, tidas por complacentes sob influência do companheirismo. 

#HomofobiaNao Manifestantes realizam ato em São Paulo

Do UOL



Manifestantes realizaram na noite de sábado (8) um protesto na esquina das ruas Bela Cintra e Fernando de Albuquerque, na Consolação, região central de São Paulo, onde um casal gay foi agredido na madrugada do dia 1º de outubro.

O ato foi articulado por amigos do casal e ativistas do movimento LGBT no Facebook, na página "Todo mundo gay no Facebook", que contava com a presença confirmada de 3.130 pessoas. O evento foi marcado para às 23h30, hora em que o analista fiscal Marcos Paulo Villa, 32, e o namorado foram agredidos, depois de saírem do bar Sonique.

"A maioria das pessoas não consegue sequer imaginar a possibilidade de se tornarem vítimas de um ataque tão bárbaro, covarde e gratuito, motivado apenas pelo ódio de alguns seres humanos pobres de espírito. Todo nosso mundo foi abalado", diz Villa, em carta divulgada à imprensa no local. Villa, porém, não pôde participar do encontro, pois estava ao lado do namorado, internado no hospital Nossa Senhora de Lourdes, no Jabaquara.

Com velas coloridas, faixas de protesto e purpurina no chão, os participantes reivindicaram a aprovação do PLC 122, o "Projeto de Lei por um Brasil sem Homofobia". "São velas de luto, pela agressão. Mas também são velas de luta, porque precisamos reivindicar o respeito aos nossos direitos", diz o estudante Guilherme Rodrigues, de 23 anos.

#HomofobiaNao Presbiterianos ordenam primeiro pastor gay nos EUA


Do UOL

A Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos recebeu de volta um pastor que teve de renunciar ao cargo por ser gay, segundo informações da agência de notícias Associated Press.

Após 20 anos de afastamento, Scott Anderson foi novamente ordenado neste sábado (8) em sua casa em Madison, Wisconsin.

"Quem conhece Scott vê seu extraordinário dom de ministério, a sua capacidade de pregar a palavra, sua compaixão, sua humildade", disse Jennifer Sauer, 41 anos, que frequentava a igreja de Anderson.

Em entrevista recente, Anderson, 56, lembrou que escondeu sua sexualidade de 1983 a 1990, quando renunciou depois de um casal descobrir que ele era gay e tentar usar as informações contra ele.

"Esse foi realmente o melhor e o pior momento da minha vida", disse Anderson. "Foi o melhor porque eu era capaz dizer, pela primeira vez, quem eu era. Mas havia também a tristeza de deixar o que eu amava."